Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Dia de festa em Vila Isabel: Teresópolis fatura Torneio Início Sub-17

Presidenta do Vila é homenageada e goleiro Lucas Borja brilha em final emocionante

 

          A Associação Atlética de Vila Isabel sediou, neste domingo, o Torneio Início Sub-17 da Super Liga Futsal Rio. Numa manhã de muita festa, quem mais comemorou foi o Teresópolis, ao derrotar, na final, o Pentágono. O jogo foi definido na disputa de tiros livres de dez metros alternados, após um empate de 2 a 2 no tempo regulamentar.

Teresópolis: campeão do Torneio Início Sub-17 da Super Liga Futsal Rio (Thiago Manga/SLFR)

          O ginásio do tradicional clube do bairro de Noel Rosa ficou cheio para o evento. Muita gente para conferir o torneio, que foi bastante equilibrado. A presidente do Vila Isabel, Yolanda Braconnot, foi homenageada durante o evento. A equipe anfitriã lhe entregou uma simbólica rosa, por conta de seu compromisso em resgatar o prestígio do nobre clube da Zona Norte do Rio de Janeiro, inclusive no futsal.

Yolanda Braconnot ficou emocionada com homenagem (Thaís Maia/SLFR)

          Na primeira fase, cinco jogos. Os quatro vencedores com melhor saldo de gols iriam às semifinais. Destaque para o Pentágono, que terminou a primeira fase no topo da tabela, após golear o Flash F.C. por 7 a 2. Completaram os quatro classificados Teresópolis, CSE e Casa de Portugal, respectivamente. O Vila Isabel por pouco não se classificou. Chegou a estar vencendo por 3 a 1, mas cedeu o empate para o Cantagalo. Por ter feito quatro gols no tempo regulamentar, o estreante na SLFR, Casa de Portugal, ficou com a última vaga.

Casa de Portugal debuta na SLFR e foi destaque no Torneio Início Sub-17 (Thaís Maia/SLFR)
           No primeiro confronto das semifinais, jogo disputadíssimo. Em jogo de grande equilíbrio, o Teresópolis venceu o CSE por 2 a 1. Os gols do primeiro finalista foram marcados por Thiago (14), e Matheus Rodrigues (6). Wesley (5) descontou para o rival eliminado. Ao fim da partida, o treinador do CSE, Carlos André, valorizou a participação do grupo. "Nós viemos sem goleiro para a competição, então fica complicado fazer um parâmetro. Mas acho que o time foi bem, fizemos um bom papel no torneio.", disse o comandante, que também é conhecido como “Carré” no futsal nacional.

CSE chegou à semifinal e fez jogo duro contra o futuro campeão do torneio (Thiago Manga/SLFR)

          Logo depois, Pentágono e Casa de Portugal entraram em quadra em busca de um lugar na final. E foi aí que o favorito Pentágono mostrou seu poder de superação. Com cerca de dois minutos para o fim do jogo, a equipe perdia para o Casa de Portugal por 6 a 4, mas manteve a calma. Numa sequência de gols sensacional, venceu a partida para 7 a 6. Uma virada espetacular, há dez segundos do fim. O herói do jogo foi Saulo (11), do Pentágono, que fez três gols, dois deles os últimos do jogo. Do outro lado, após a derrota, o treinador do Casa de Portugal, Marco Aurélio Cunha, elogiou sua equipe. "Fomos muito bem. Jogamos sem três titulares. No fim do jogo, faltou administrar, bobeamos. Mas estão todos de parabéns", disse o professor. Um dos destaques do torneio, João Pedro "Bill" (7) também elogiou o desempenho da equipe, apesar do revés. "Nós, infelizmente, não viemos com o time completo. Temos um bom elenco, grande. Faltou só segurar o jogo um pouquinho", disse o jogador, que marcou quatro vezes na semifinal.

João Pedro "Bill" foi um dos destaques da competição (Thaís Maia/SLFR)

          Na finalíssima, mais emoção. Pentágono e Teresópolis fizeram jogo truncado. Após estar novamente perdendo por dois gols, o Pentágono buscou o empate no fim do jogo, com gols João Paulo (7). Lucas Borja (22) e Matheus Pereira (3) marcaram para o Teresópolis. A decisão seguiu para os livres diretos de dez metros alternados. Nervos à flor da pele. Na oitava cobrança, Matheus Pereira (3) converteu para o Teresópolis. E brilhou a estrela de Lucas Borja. Além de ter marcado durante a partida, o goleiro da equipe campeã defendeu o chute derradeiro, se consagrando como herói da conquista. Após o título, Borja comemorou o momento emocionante. "Foi muito bom poder ajudar a equipe, viemos treinando forte, nos preparando para a Copa Carlos Ramiro" disse o arqueiro, craque da competição e que também treina na categoria Adulto da equipe.

Goleiro Lucas Borja defendeu três tiros livres na decisão (Thiago Manga/SLFR)

          Ao fim do torneio, campeão e vice-campeão receberam medalhas e taças comemorativas. Com o segundo lugar, Paulo Veltri, treinador do Pentágono, prometeu ir mais longe na Copa Carlos Ramiro, e comentou a diferença no tempo de jogo. "Os jogos do Torneio Início são diferentes, atípicos. Cada tempo com oito minutos. Para a Copa, as expectativas são as melhores possíveis". Já o treinador campeão do Torneio Início, Daniel Dias, comentou a conquista. "Sabíamos da força do Pentágono, uma equipe de grande nível. Nós mostramos o nosso também. Tomamos os dois gols no fim, mas valeu a superação da equipe nos tiros livres. Para o campeonato, entramos sempre pensando em vencer". Neste mês de abril, começa a Copa Carlos Ramiro da Super Liga Futsal Rio.
 
Resultados:
Primeira Fase
UniGranRio 1 x 2 CSE
Pentágono 7 x 2 Flash F.C.
Casa de Portugal* 4 x 4 Mendes
Piraí 0 x 4 Teresópolis
Vila Isabel 3 x 3 Cantagalo
Semifinais
Teresópolis 3 x 2 CSE
Pentágono 7 x 6 Casa de Portugal
Final
Pentágono 2 x 2 Teresópolis*²
*Casa de Portugal venceu nos tiros livres alternados
*²Teresópolis se sagrou campeão nos tiros livre diretos

Thiago Manga
Colaboração: Thaís Maia
Super Liga Futsal Rio - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário