Total de visualizações de página

sábado, 8 de dezembro de 2012

Footecon 2012: Presidente da Super Liga Futsal Rio media Painel do Futsal

 
Por Thiago Manga

O 9º Fórum Internacional de Futebol - Footecon 2012, organizado por Carlos Alberto Parreira, agora coordenador técnico da Seleção Brasileira, foi um sucesso. Pelo segundo ano consecutivo o futsal esteve presente no evento, e claro, a Super Liga Futsal Rio não poderia ficar de fora dessa grande oportunidade de agregar conhecimento e novas tendências do esporte. O presidente da SLFR, Marco Bruno, foi o mediador do encontro, contribuindo de forma pontual para a realização do bate-papo com grandes nomes do futsal brasileiro. "É uma honra e um prazer muito grande receber essas feras nessa mesa para discutirmos o nosso futsal, aqui no Footecon-2012", declarou.

Painel do Futsal foi um sucesso no Footecon-2012 (Foto: DIvulgação/SLFR)

O Painel do Futsal foi apresentado às 18h00 da última quarta-feira (05/12) e contou com a presença de P.C. de Oliveira,  ex-treinador campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2008 e atual instrutor de futsal da FIFA, Marcus Lourenço, que trabalha atualmente no setor de captação de novos jogadores do Flamengo e Lenísio Teixeira Júnior, o Lenísio, um dos maiores jogadores da história do futsal brasileiro e atual supervisor técnico da modalidade no Corinthians. O salonista Bordoni, da Central Única das Favelas - CUFA, exibiu uma seleção de fotos relacionadas aos convidados e ao esporte em geral.

P.C. de Oliveira fez palestra sobre evolução do futsal nos países europeus (Foto: Divulgação/SLFR)

Salonistas de diversas partes da cidade, do estado e do país encheram o Salão Copacabana do Hotel Copacabana Palace para discutir o Mundial ocorrido há 15 dias, no qual o Brasil se sagrou heptacampeão. Além disso, foi debatido o tema "Futsal como elemento de formação do atleta de alto nível". P.C. de Oliveira fez uma rápida palestra sobre a evolução do esporte na Europa, e sobre como o Brasil está ficando para trás na organização e infraestrutura dos locais de treinamento, de aperfeiçoamento técnico e tático.

Lourenço chamou a atenção para os "mecenas" do esporte (Foto: Divulgação/SLFR)

Marcus Lourenço contou sobre sua história no esporte, e a função que hoje exerce no Flamengo. Entre as dificuldades do futsal, claro, está a questão financeira, mas Lourenço chamou a atenção para a existência de oportunistas, maléficos para o desenvolvimento da modalidade. "Infelizmente no futsal do Rio de Janeiro, de tempos em tempos aparecem 'mecenas', que investem algum dinheiro, se apoderam da estrutura para benefício próprio, e depois abandonam o esporte ao reléu", lamentou.


P.C. de Oliveira foi campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2008 (Foto: Divulgação/SLFR)

P.C. lembrou que quando trabalhou no Corinthians, assumiu o futsal do clube com um orçamento mínimo. Mas com muito trabalho e com a apresentação de um projeto estratégico, com objetivos e metas a serem alcançadas, conseguiu convencer dirigentes do clube paulista a transformar o futsal corintiano em um departamento milionário, com folha de R$ 6 milhões por ano. A plateia participou fazendo perguntas, e expondo diferentes pontos de vista, ampliando o valor do evento. "O pessoal da FIFA quer que eu vá em lugares mostrar o que a gente faz aqui, só que a gente não faz aqui", disse o instrutor, se referindo à questões como modelo de gestão e centros de treinamento.

Marco Bruno, presidente da SLFR, foi o mediador do Painel de Futsal (Foto: Divulgação/SLFR)

Ao fim do painel, Lenísio comentou sobre a importância da participação do futsal num evento do porte do Footecon. "Eu vejo como algo muito positivo, como ex-atleta, agora como membro de uma comissão técnica. Poder colocar um pouco mais o que penso, o que eu acho da nossa modalidade", afirma o ex-jogador, que demonstrou humildade. "E poder realmente aprender, escutei numa palestra do Bernardinho, mais cedo, um ditado muito legal, que é 'o ser humano tem que se questionar a todo tempo'. Você sempre tem que procurar melhorar, questionar realmente o que você pode evoluir, afirma.

Um dos maiores jogadores da história, Lenísio é membro da comissão técnica do futsal do Coritnhians (Foto: Divulgação/SLFR)
  
O Painel do Futsal no Footecon 2012 foi encerrado com a certeza de que ano que vem tem mais, e de que o futsal pode crescer e muito no país que tem o melhor "jogo" do planeta. "Essa evolução é necessária, não só eu como pessoa, a nossa modalidade... o futebol também, essa integração, esse questionamento de todas as partes, é muito importante", finalizou Lenísio. Footecon-2013, aí vamos nós.

Evento foi considerado como muito positivo (Foto: Divulgação/SLFR)



Super Liga Futsal Rio - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário